DESIGUALDADE SALARIAL

Desigualdade Salarial coloca em perigo a coesão social

A Comissão Nacional Justiça e Paz acaba de publicar um documento sobre a desigualdade salarial, cuja leitura se recomenda.
A Comissão analisa os dados do Relatório Mundial sobre os Salários 2016/2017, publicado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), onde se pode verificar que os rendimentos do trabalho têm vindo a perder peso no conjunto dos rendimentos nacionais dos países europeus e também em Portugal. Também a desigualdade salarial se tem acentuado em muitos países e, em particular, no que respeita às diferenças de género.
A Comissão lembra o pensamento cristão e a doutrina social da Igreja, bem como declarações recentes do Papa Francisco em que se afirma a dignidade do trabalho e a obrigação da prática de salários justos.
No final do documento a CNJP apela aos detentores do poder político e económico, aos empregadores, aos dirigentes sindicais, aos responsáveis de associações patronais, aos trabalhadores em geral e a todos os homens e mulheres de boa vontade que se empenhem na construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária.
ler documento da CNJP

Pode ainda aceder ao RELATÓRIO da OIT »»»» AQUI