E Agora? O que sucederá…?

Desigualdades sociais - E Agora? O que sucederá…?

Esta poderá ser uma questão colocada por muitos cidadãos, americanos e não só…. Poder-se-á mesmo afirmar que é uma questão global! Onde e em quem reside o Sonho Americano? – «I have a dream» – expressão utilizada por Martin Luther King, pastor protestante, em 1963, na sua luta pela igualdade social. Este, que é para todos os grupos/minorias, estará condicionado?
O que sucederá, por exemplo em relação às desigualdades sociais, não só nos Estados Unidos da América, mas também nos outros países dos diversos Continentes?

A realidade atual, só se alterará quando todos estivermos dispostos a mudar. No caso particular dos Estados Unidos, é de realçar que, segundo um estudo realizado em 2015, pelo Economic Policy Institute, (Organização Sem Fins Lucrativos), as desigualdades têm vindo a crescer de ano para ano.

As desigualdades sociais tendem a acentuar-se-á na medida em que se continuar a pensar em objetivos comuns, mas que visam apenas os interesses de alguns. Ou ainda, tendo por base apenas certos patamares da sociedade que, em grande parte das vezes, não é representativa em relação à sociedade em geral.  Tais objetivos, portanto, deverão, pois, ser estabelecidos tendo em conta aquilo que é considerado o todo, o Global!

Sobre este tema, e esta interrogação, sugerimos a leitura de um artigo, publicado no jornal "Le Monde", sob o título «Por uma outra Globalização», da autoria de Thomas Piketty, a propósito da vitória de Donald Trump no EUA, que nos trás uma reflexão sobre estes temas.
Esta missão, de combate em relação às desigualdades que são notórias na sociedade, era tida muito em conta pelo nosso Patrono, o Padre Abel Varzim, na defesa daqueles que eram os interesses comuns de cada homem e mulher, dando voz àqueles que, aparentemente, não a tinham. Ou seja, contribuindo para a construção de um sonho à escala global: Uma sociedade cada vez mais justa!

Leia o artigo AQUI.