Louvado sejas SENHOR (LAUDATO Si’)

Louvado sejas SENHOR (LAUDATO Si’)

A primeira Encíclica do Papa Francisco, foi publicada em 18 de junho de 2015, não deixa ninguém indiferente. A grande maioria aplaude a qualidade das reflexões feitas e das propostas que apresenta para dar Vida e Sustentar este Planeta onde vivemos. Naturalmente, esta Encíclica “aborrece” muitos daqueles que lucram com o consumo desordenado e irracional que a «Mãe Terra» nos proporciona. E o Papa recorda que Deus perdoa sempre, que os homens perdoam muitas vezes mas a Terra essa nunca perdoa os atropelos que os seres humanos cometem todos os dias. Como alguém já disse esta Encíclica aponta os caminhos duma grande revolução cultural.

No intuito de contribuir para uma leitura e reflexão sobre a Encíclica, o Forum Abel Varzim disponibiliza aqui:

  • Acesso à versão integral da Encíclica, em português [aceder AQUI];
  • «Chaves de leitura» para a Encíclica, publicadas pela Rádio Vaticana [aceder AQUI];

Disponibilizamos também a
Entrevista concedida pelo Teólogo brasileiro Leonardo Boff, e publicada na revista IHU On-Line, do Instituto Humanitas Unisinos, do Brasil.

«"Nem a ONU produziu um texto desta natureza''.
O conceito de ecologia integral é "o ponto central da construção teórica e prática da Laudato Si'. Receio que ela não seja entendida pela grande maioria, colonizada mentalmente apenas pelo discurso antropocêntrico de ambientalismo, dominante nos meios de comunicação social e infelizmente nos discursos oficiais dos governos e das instituições internacionais como a ONU. Como o novo paradigma sugere, todos formamos um grande e complexo todo", afirma o teólogo e escritor.
"A visão da ecologia integral é sistémica, integra  todas as coisas num grande todo dentro no qual nos movemos e somos. Deste nexo de relação de todos com todos, o Papa o faz derivar de um dado teológico. Deus-Trindade é por essência...
» [ler mais]

Forum Abel Varzim
2015, junho 26