2014 - ANO NOVO: ALEGRIA e ESPERANÇA

Versão de impressão

ANO NOVO: ALEGRIA E ESPERANÇA

Acabamos de encerrar o «Ano Velho» para deixar entrar 2014. Quase todos nós aproveitamos esta ocasião para desejar aos nossos familiares, amigos e conhecidos felicidades. Quantas vezes obtemos como resposta: «Bom, espero que este ano seja melhor, ou pelo menos, não seja pior que o que passou». Embora ténue, há uma certa esperança que algo melhor vai acontecer. E é necessário potencializar este sentimento, porque se todos quisermos poderemos mudar o «Mundo» para melhor.

Também o Papa Francisco, logo no primeiro dia do Ano, Dia Mundial da Paz, na Mensagem alusiva ao dia, começa por formular a todos os indivíduos e povos: «votos de uma vida repleta de alegria e esperança» e acrescenta a sua convicção: «… no coração de cada homem e mulher habita o anseio de uma vida plena que contém uma aspiração irreprimível, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar».

Esta Mensagem do Papa, cujo tema é Fraternidade, Fundamento e Caminho para a Paz, pode ser um contributo importante para cada um de nós (cristão ou não) repensar o seu modelo de vida e assumir os problemas e angústias dos outros como se fossem seus. E este conceito de Fraternidade também se deve aplicar aos povos do mundo inteiro. Refere o Papa Francisco no seguimento dos ensinamentos dos seus predecessores:

«o dever de caridade universal que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros».

Se aplicássemos estes princípios e outros que a Mensagem refere, o ano de 2014 seria um Ano de Alegria e Esperança.

janeiro 2014

Forum Abel Varzim
A Direção

N.B. Em 2014 comemoram-se 50 anos da morte do Padre Abel Varzim. Está a ser ultimado um programa comemorativo deste acontecimento. Naturalmente, pretende-se homenagear e divulgar a obra e o pensamento desta grande personalidade. Brevemente, serão divulgadas as acções programadas.

 

´

 

 

Categoria: