Quem somos?

O Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e Solidariedade
é uma associação sem fins lucrativos e sem ligações de ordem política, religiosa ou social que tem por objectivo ajudar a promover o exercício da cidadania, através de uma mais consciente intervenção dos cidadãos na sociedade.

Foi constituído por Escritura Pública lavrada em 27 de Abril de 1996 e tomou a forma de uma ONG.

Nasceu na sequência da realização, em 1994, de um seminário integrado na homenagem ao padre Abel Varzim, que teve lugar por ocasião do trigésimo aniversário da sua morte – e pretende, de alguma forma, dar continuidade à obra que desenvolveu, como sacerdote e cidadão, na procura de uma maior justiça social e na defesa intransigente da dignidade humana.

Entre as suas actividades, conta-se a organização de colóquios, debates e cursos relacionados com a problemática social e o desenvolvimento, bem como a publicação de livros sobre a obra e a figura do Padre Abel Varzim ou da sua autoria.

O Forum edita, também, a revista «TRANSFORMAR», em que procura aprofundar, pela opinião, pela notícia e pelo comentário, a temática e os objectivos que persegue, e ainda a publicação digital «TRANSFORMAR on line».

PRINCIPAIS OBJECTIVOS:

Defender os princípios que constituem património da Humanidade e que respeitam e promovem a liberdade e a dignidade da pessoa humana.

Pelo aprofundamento e divulgação de:

  • Declaração Universal dos Direitos do Homem;
  • Convenções e recomendações internacionais;
  • Doutrina Social da Igreja.