Inovação nos Cuidados de Saúde

Versão de impressão

Inovação nos Cuidados de Saúde
Como melhorar a qualidade de vida e os serviços para uma população em envelhecimento?

O projeto Centros de Saúde Urbana na Europa «Urban Health Centers Europe», juntamente com quatro redes de liderança das autoridades europeias que trabalham na área da saúde e ação social: EUROCITIES, ENSA (Rede Europeia de Autoridades Sociais) e ELISAN (Inclusão local Europeu e Rede de Ação Social) e do Pacto Europeu sobre Alterações Demográficas, organizam um evento de dois dias intitulado:
"Inovação nos Cuidados: Como melhorar a qualidade de vida e serviços para uma população em envelhecimento",
que está a decorrer no Comité das Regiões, em Bruxelas, nos dias 18 e 19 de maio de 2017 .

 As estruturas dos Serviços de Saúde, preventivos e curativos, na Europa e no resto do Mundo estão sob pressão devido às mudanças e crescente procura causadas pelos atuais desafios sociais: evolução demográfica, desemprego, pobreza, exclusão social e integração. Para enfrentar esses desafios políticos, as autoridades regionais e locais, os sectores público e privado tem que projetar políticas inovadoras, integradas e inclusivas para melhorar a qualidade de vida do envelhecimento da população urbana crescente.

 Uma multidão de bons exemplos estão sendo implementadas para integrar os cuidados sociais e de saúde através da coordenação de abordagens e combinando recursos. Este evento discutindo como pretende ampliar a inovação e práticas de Promoção orientada para as pessoas, a fim de trazer Abordagens benefícios tangíveis para os usuários finais, ajuda com a saúde e os sistemas de cuidados de contenção de custos e para desbloquear oportunidades de negócios. foco específico será colocado sobre a eficiência dos sistemas de proteção social ao longo da vida. Serão trocadas experiências bem sucedidas nas seguintes vertentes: ambientes Idade amigável; cuidados integrados; Cidade Estratégia inteligente para uma cidade de envelhecimento.

Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas de Coimbra irá apresentar o "keynote speech" no painel «Melhorar as estratégias smart city para uma cidade em envelhecimento». Os principais peritos e decisores internacionais estarão presentes para discutir práticas e políticas inovadoras, em ligação com a Parceria Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os desafios das políticas de coesão da Estratégia Europa 2020.

Veja o programa do evento